RELAÇÕES POLÍTICAS
A relaçõos entre a África do Sul e a Guiné-Bissau data da periodo da luta de libertação contra o Colonialismo e o Apartheid pelos povos de ambos os países.
Ambos os partidos no poder, o PAIGC e o ANC, tem estado no centro das relações históricas. O estabelecimento das relações diplomáticas da África do Sul na Guiné-Bissau tem por objectivo o reconhecimento e prestar homenagem as duradouras relações, e bem como focalisar os seus esforos para luta contra a pobreza, sub-desenvolvimento e marginalização.
A África do Sul e a Guiné-Bissau estabeleceram relações diplomáticas em 1994, após o advento da democracia. Um Communicado Conjunto concernente ao estabelecimento de Relações Diplomáticas foi assinado em Outubro de 1994. A visita de trabalho do Primeiro Ministro
Martinho Dafa Cabi a África do Sul em Agosto de 2007, a África do Sul abriu a Embaixada na Guiné-Bissau em Março de 2008.
O Embaixador LLA Mnguni, apesentou as credênciais ao antigo Presidente Nino Vieira a 28 de Março de 2008, foi o primeiro Embaixador da África do Sul na Guiné-Bissau. Dirigiu o processo de abertura de Embaixada da África do Sul na Guine-Bissau.
A
Missão iniciou as suas operações no Bissau Palace Hotel de
Março de 2008 a Setembro de 2010. O serviço de Chancelaria foi inaugurado a
24 de Fevereiro de 2011 enquanto a residência Oficial do Embaixador foi inaugurada por ocasião do Dia da Liberdade a
27 Abril de 2011. Um numero considerável de acordos bilaterais foram assinados entre os dois paises, com vista ao aprofundamento das as relações poíiticas e económicas.
O Embaixador NN Lehoko sucede o Embaixador Mnguni como Embaixador da Africa do Sul na Guiné-Bissau em Abril de 2014.
RELAÇÕES COMERCIAIS
O conjunto de relações comerciais entre a África do Sul e a Guiné-Bissau em 2013 era mais ou menos abaixo de $ 1 milhão.
As exportações da Africa do Sul para a Guiné-Bissau são essencialmente na categoria de veiculos, navios, aviões, maquinarias bem como plásticos e borrachas.
As Importações da Guiné-Bissau são essencialmente na categoria de legumes. Informação detalhada sobre as relações comerciais entre os dois paises bem como os requerimentos para a importação e exportação poderão ser encontradas no site
www.sars.gov.za
A Empresa de Telecomunicações MTN, é a única companhia sul-africana a operar na Guiné-Bissau.
Os dois paises tencionam aumentar as relações comerciais para desenvolvimento de interesses mútuos.
Se precisa de exportar, importar ou investir na África do Sul e necessita de informação adicional, por favor visite a página
doing business in South Africa.