English | Portogues
Relações Bilaterais
Fazer negócios com a África do Sul

African Union (AU)
 

South African Development Community (SADC)
 
Relações Bilaterais
 
RELAÇÕES POLÍTICAS

A relaçõos entre a África do Sul e a Guiné-Bissau data da periodo da luta de libertação contra o Colonialismo e o Apartheid pelos povos de ambos os países.

Ambos os partidos no poder, o PAIGC e o ANC, tem estado no centro das relações históricas. O estabelecimento das relações diplomáticas da África do Sul na Guiné-Bissau tem por objectivo o reconhecimento e prestar homenagem as duradouras relações, e bem como focalisar os seus esforos  para luta contra a pobreza, sub-desenvolvimento e marginalização.

A África do Sul e a Guiné-Bissau estabeleceram relações diplomáticas em 1994, após o advento da democracia.  Um Communicado Conjunto concernente ao estabelecimento de Relações Diplomáticas foi assinado em Outubro de 1994. A visita de trabalho do Primeiro Ministro Martinho Dafa Cabi a África do Sul em Agosto de 2007, a África do Sul abriu a Embaixada na Guiné-Bissau em Março de 2008.

O Embaixador LLA Mnguni, apesentou as credênciais ao antigo Presidente Nino Vieira a 28 de Março de 2008, foi o primeiro Embaixador da África do Sul na Guiné-Bissau. Dirigiu o processo de abertura de Embaixada da África do Sul na Guine-Bissau.

A Missão iniciou as suas operações no Bissau Palace Hotel de Março de 2008 a Setembro de  2010. O serviço de Chancelaria foi inaugurado a 24 de Fevereiro de 2011 enquanto a residência Oficial do Embaixador foi inaugurada por ocasião do Dia da Liberdade a  27 Abril de 2011. Um numero considerável de acordos bilaterais foram assinados entre os dois paises, com vista ao aprofundamento das as relações poíiticas e económicas.

O Embaixador NN Lehoko sucede o Embaixador Mnguni como Embaixador da Africa do Sul na Guiné-Bissau em Abril de 2014.

RELAÇÕES COMERCIAIS
O conjunto de relações comerciais entre a África do Sul e a Guiné-Bissau em 2013 era mais ou menos abaixo de $ 1 milhão.

As exportações da Africa do Sul para a Guiné-Bissau são essencialmente na categoria de veiculos, navios, aviões, maquinarias bem como plásticos e borrachas.

As Importações da Guiné-Bissau são essencialmente na categoria de legumes. Informação detalhada sobre as relações comerciais entre os dois paises bem como os requerimentos para a importação e exportação poderão ser encontradas no site www.sars.gov.za

A Empresa de Telecomunicações MTN, é a única companhia sul-africana a operar na Guiné-Bissau. 

Os dois paises tencionam aumentar as relações comerciais para desenvolvimento de interesses mútuos.

Se precisa de exportar, importar ou investir na África do Sul e necessita de informação adicional, por favor visite a página doing business in South Africa.

 

Amb Noa Noel Lehoko
Head of Mission
 
More Information
Trade and Investment South Africa (TISA)
Internationl Relations and Cooperation
Department of Agriculture South Africa
The Presidency
South Africa Reserve Bank
South African Revenue Services
Johannesburg Stock Exchange
SA Government Online
South African Airways
South African Tourism
National Parks of South Africa
Wines of South Africa
Customs and Excise
Arts and Culture
Statistics South Africa
© South African Embassy, Guinea-Bissau| Disclaimer